Deu-se que João adquiriu o diagnóstico de socialismo.
Para que se chegasse a esse diagnóstico, foram encontrados os seguintes sintomas:
- Paranóia coletivista: diz acreditar que grupos de pessoas possuem autonomia sobre o indivíduo.
- Paternalismo: acredita que há pessoas incapazes de tornarem-se aptas para a vida, por isso o Estado deve ser o “papai” e a “mamãe” dessas pessoas.
- Transferência: acredita que sempre haverá burocracias estatais dispostas a resolver os seus problemas pessoais.
- Cabidismo: acredita em ONGs, cargos comissionados, trabalhar para militâncias pagas com dinheiro público e outras formas de conseguir se pendurar no dinheiro dos outros.
- Dinheiro Infinito: tem a crença de que o Estado tem dinheiro infinito e pode gastar criativamente esse dinheiro onde achar melhor.
- Engenharia Social: tem fé de que é possível mudar a sociedade por meio de engenharias curiosas, como impostos progressivos e defesa da atitude politicamente correta.
- Antipatia: não tem muita simpatia pelas pessoas, acreditando que opositores podem ser aniquilados caso seja necessário para a “revolução”.
- Estatização: acredita na estatização das empresas, dos preços, das ideias e das pessoas. Somente um estado forte, dono de tudo, pode gerar justiça para a sociedade.
- Alienação: sensação de que a liberdade individual das pessoas é ruim, e que o certo é deixar alguém decidir por você o que é o melhor para você.
- Incerteza: a eterna noção de que o mundo é um lugar incerto e inseguro, e apenas líderes fortes e partidos únicos podem diminuir a incerteza.
- Intervencionismo: acredita que o livre arbítrio é um demônio que precisa ser contido. Nada melhor do que criar instituições para intervir na livre escolha das pessoas.
- Monopolização: não acredita em oligopólios, livre concorrência ou iniciativa privada. Pensa que a melhor coisa do mundo são empresas estatais, com seus imensos cabides de emprego e velocidade de tartaruga, sempre contra a inovação e a favor do controle de preços estatal dos produtos e serviços.
Se você apresenta pelo menos um desses sintomas, cuidado. Você pode ter adquirido o vírus mental do socialismo. Reconsidere o seu autoritarismo politicamente correto e faça uma revisão de consciência. Uma consciência imune pode curar futuras ideias socialistas com a qual você possa ter contato. Existem vários tipos de socialismo no mundo. Todos se caracterizam por uma necessidade de se fazer uma “engenharia social” para alcançar a “melhoria” da espécie. Tudo mentira para satisfazer o ego de alguns engenheiros. Mentira que contagia e adoece.